Elementos básicos da direção defensiva

Imprimir
E-mail

Categoria: Direção defensiva

 

ELEMENTOS BÁSICOS DA DIREÇÃO DEFENSIVA

Os elementos básicos da direção defensiva são: CONHECIMENTO, ATENÇÃO, PREVISÃO, DECISÃO E HABILIDADE.

CONHECIMENTO

Para conduzirmos o veículo defensivamente não basta ter só os conhecimentos sobre o C.T.B., que define normas, proibições e a conduta dos condutores. É necessário que também tenhamos o conhecimento dos livros e apostilas especializadas que cada vez mais atualizadas explicam os assuntos.

ATENÇÃO

Nenhuma forma de transporte exige mais atenção do condutor do que o transporte rodoviário, isto é, dos veículos automotores. Um maquinista de trem conta com seus auxiliares. O avião comercial tem controles duplos, sendo um para o copiloto. Além disso, o piloto recebe ajuda de complexas instalações em terra. O comandante do navio por sua vez, é auxiliado por uma tripulação experiente e instrumentos de navegação.

Já o condutor de um veículo automotor, sem essas facilidades, tem que se manter alerta durante cada segundo ao volante, consciente de que está sempre sob risco de acidente, mesmo causados por terceiros.

A atenção deve ser direcionada a todos os elementos da via, (condições, sinalização, tempo, e outros) e também às condições físicas e mentais do condutor, deve se atentar ainda aos cuidados com a manutenção do veículo,tempo de deslocamento, conhecimento prévio do percurso, entre outros.

Mantenha sua atenção no trânsito e não se distraia com conversas, som alto, uso de rádio amador ou aparelho de telefone celular, pois esta distração pode serfatal.

PREVISÃO

O condutor deve estar sempre atento e prevenido para certas eventualidades que podem ocorrer no seu trajeto, isto é, deve estar preparado e com a decisão formada do que vai fazer em situação que poderá acontecer.

DECISÃO

Quando surgir uma situação de perigo, o condutor deverá estar atento para tomar uma decisão e ter a habilidade de fazer uma escolha correta a tempo de evitar um acidente.

Portanto, esteja sempre preparado para fazer a escolha correta nas situações imprevistas, de modo que possa contribuir para evitar os acidentes de trânsito, mantendo-se atento a tudo que circula nas vias para que esta decisão possa ser rápida e precisa, salvando sua vida e a de outros envolvidos numa situação de risco. Lembre-se que no local do acidente a primeira decisão a ser tomada é sinalizar a área utilizando o triângulo, o pisca alerta e galhos de árvores.

HABILIDADE

O condutor precisa desenvolver ao máximo sua habilidade, isto é, estamos falando da capacidade de manusear os controles do veículo e executar com perícia e sucesso qualquer manobra básica de trânsito fazendo curvas, ultrapassagens e mudança de direção.

Não esqueça que a prática conduz à perfeição, tornando você um hábil condutor defensivo.

Condições das estradas

Newsletter

Nome:
Email:
Lista:
Autoescola Capra

Mais Pesquisados

Travessia das Balsas


DERSA