Direção defensiva - introdução

Imprimir
E-mail

Categoria: Direção defensiva

 

Diariamente ocorrem inúmeros acidentes de trânsito, trazendo como conseqüência grandes prejuízos humanos e materiais. Dados estatísticos comprovam que os índices de ocorrência vem aumentando ano a ano, e para que diminua não depende somente de policiamento e fiscalização, mas sim combinando esforços entre a engenharia, educação e o esforço legal dos condutores.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas, 6% são causados pela via e 4% são causados por falhas mecânicas.

O trânsito não depende só de você. Estar atento, não confiar cegamente no veículo ou na motocicleta.

Dirigir de modo prudente é um bom começo para dirigir bem. Dirigir defensivamente é planejar todas as ações pessoais com antecedência, a fim de prevenir-se contra o mau comportamento de outros motoristas e as condições adversas.

Para o condutor ter um comportamento seguro no trânsito ele deve perceber antecipadamente os riscos e agir prontamente para evitá-los ou controlá-los.

►    Acidente evitável: É aquele em que o motorista ou o motociclista não faz tudo o que pode ser feito para evitar que o acidente aconteça.

►    Acidente inevitável: É aquele em que o motorista ou o motociclista fez tudo o que era possível fazer, mas não conseguiu evitar.

Newsletter

Nome:
Email:
Lista:
Autoescola Capra

Mais Pesquisados

Travessia das Balsas

DERSA