Condições Adversas do veículo

Imprimir
E-mail

Categoria: Direção defensiva

 

Para dirigir com conforto e segurança, o veículo também precisa estar em perfeitas condições de uso e particularmente adaptado a cada motorista (retrovisores, bancos, etc.).

Devemos sempre manter o veículo em perfeitas condições de modo que ele esteja pronto para transitar e reagir instantâneamente e eficientemente a todos os comandos necessários, pois: "não é possível dirigir com segurança usando um veículo em mau estado de conservação".

Adireção e a suspensão devem estar sempre em boas condições, pois são responsáveis, pelo deslocamento e estabilidade dos veículos nas curvas.

........SUSPENSÃO —

A finalidade da suspensão e dos amortecedores é manter a estabilidade do veículo. Quando gastos, podem causar a perda de controle do veículo e seu capotamento, especialmente em curvas e nas frenagens.

Verifique periodicamente o estado de conservação e o funcionamento deles, usando como base o manual do fabricante e levando o veículo a pessoal especializado.

DIREÇÃO

A direção e o guidom é um dos mais importantes componentes de segurança do automóvel e motocicleta, são uns dos responsáveis pela dirigibilidade. Folgas no sistema de direção fazem o veículo "puxar" para um dos lados, podendo levar o condutor a perder o controle.

Ao frear, estes defeitos são aumentados. Você deve verificar periodicamente o funcionamento correto da direção e fazer as revisões preventivas nos prazos previstos no manual do fabricante, com pessoal especializado.

PNEUS

Os pneus têm três funções importantes: impulsionar, frear e manter a dirigibilidade do veículo. Confira sempre:

■Calibragem: siga as recomendações do fabricante do veículo, observando a situação de carga (vazio e carga máxima). Pneus murchos têm sua vida útil diminuída, prejudicam a estabilidade, aumentam o consumo de combustível e reduzem a aderência em piso com água.

•Desgaste: o pneu deverá ter sulcos de, no mínimo, 1,6 milímetros de profundidade. Afunção dos sulcos é permitir o escoamento de água para garantir perfeita aderência ao piso e a segurança, em caso de piso molhado.

•Deformações na carcaça: verifique se os pneus não têm bolhas ou cortes. Estas deformações podem causar um estouro ou uma rápida perda de pressão.

•Dimensões irregulares: não use pneus de modelo ou dimensões diferentes das recomendadas pelo fabricante para não reduzir a estabilidade ou desgastar outros componentes da suspensão.

Você pode identificar outros problemas de pneus com facilidade. Vibrações do volante indicam possíveis problemas com o balanceamento das rodas. O veículo puxando para um dos lados indica um possível problema com a calibragem dos pneus ou com o alinhamento da direção. Tudo isso pode reduzir a estabilidade e a capacidade de frenagem do veículo.

A estabilidade do veículo também está relacionada com a calibragem correta dos pneus.

Art. 230 CTB - Conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído:

Infração - grave;

Penalidade - multa de R$ 127,69;

Medida administrativa - retenção do veículo para regularização.

Newsletter

Nome:
Email:
Lista:
Autoescola Capra

Mais Pesquisados

Travessia das Balsas

DERSA