Cinto de Segurança

Imprimir
E-mail

Categoria: Direção defensiva

 

É um equipamento de comprovada segurança e reconhecida eficiência; seu uso é obrigatório em todas as vias do Território Nacional; deve ser usado pelo motorista e passageiros, pois, em caso de acidente, ele evita que os mesmos sejam projetados contra as partes internas do veículo, ou até lançados para fora dele, reduzindo assim a gravidade das possíveis lesões.

Para isso, os cintos de segurança devem estar em boas condições de conservação.

Faça sempre uma inspeção dos cintos:

• veja se os cintos não têm cortes, para não se romperem numa emergência; • confira se não existem dobras que impeçam a perfeita elasticidade; • teste o travamento para ver se está funcionando perfeitamente; • verifique se os cintos dos bancos traseiros estão disponíveis para utilização dos ocupantes.

► Uso correto do cinto:

•    Ajuste firmemente ao corpo, sem deixar folgas;

•    A faixa inferior deverá ficar abaixo do abdome, sobretudo para as gestantes;

•    A faixa transversal deve vir sobre o ombro, atravessando o peito, sem tocar o pescoço;

•    Não use presilhas. Elas anulam os efeitos do cinto de segurança.

 

Atualmente são usados três tipos de cintos:

►    1 ■ Cinto Sub-abdominai - Impede o lançamento do passageiro para fora do veículo, aumenta em 33% a chance de sobrevivência da vítima, mas não evita lesões de tórax e cabeça, decorrentes da projeção do corpo para a frente.

►    2 • Cinto Diagonal - Impede que o corpo do passageiro seja projetado para a frente, aumenta em 44% a chance de sobrevivência da vítima, mas não evita lesões nas pernas, coluna e pescoço, decorrentes de o corpo escorregar por baixo do cinto.

►    3 ■ Cinto de Três Pontos - Considerado o mais seguro, evita a projeção do condutor ou passageiros para fora do veículo ou que estes escapem por baixo do cinto, ou mesmo o choque interno no veículo. Aumenta em 57% a chance de sobrevivência da vítima.
Art. 167 CTB - Deixar o condutor ou passageiro de usar cinto de segurança: Infração - grave; Penalidade - multa de 127,69; Medida Administrativa - retenção do veículo até colocação do cinto pelo infrator.

"O CINTO QUE PROPORCIONA MAIOR EFICÁCIA E SEGURANÇA É O DE TRÊS PONTOS"

Newsletter

Nome:
Email:
Lista:
Autoescola Capra

Mais Pesquisados

Travessia das Balsas

DERSA