Conheça seu veículo

Imprimir
E-mail

Categoria: Mecânica Básica

 

É importante ter sempre em mãos o manual do proprietário, pois nele estão contidos os recursos, funções e particularidades de todos os comandos do veículo.

Leia atentamente o manual do proprietário para conhecer melhor seu veículo, evitando assim, panes e prováveis prejuízos.

Para compreendermos melhor vamos dividir o veículo em vários sistemas:

•  Motor  

•  Escapamento    

•  Sistema de Suspensão

•  Sistema de Alimentação

•  Sistema Elétrico  

 • Sistema de Freios

•  Sistema de Arrefecimento

• Sistema de Trânsmissão

• Sistema de Rodagem

• Sistema de Lubrificação

• Sistema de Direção    

• Estrutura do Veículo

MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA ——

Motor de combustão interna é uma máquina termo-dinânica na qual a mistura ar-combustível é inflamada e queimada.

O calor liberado pela queima aumenta a pressão dos gases previamente comprimidos.

Esta pressão gerada pela queima formam o trabalho mecânico no motor através do movimento retilíneo do pistão, transformando-o em movimento rotativo pelo virabrequim (eixo do motor).

Após cada tempo de trabalho, os gases queimados são expelidos e é admitida mistura nova de ar-combustível.

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO MOTOR

Consiste na obtenção de gás pressurizado numa câmara fechada, resultando um determinado esforço sobre o pistão provocando o seu deslocamento no mecanismo auxiliar que transforma em movimento rotativo, tendo como resultado a transformação direta de energia potencial em trabalho mecânico.

Sendo a finalidade de um motor de combustão interna, produzir movimentos de rotação, por meio de explosões alternadas, dentro de cilindros fechados, as suas partes fundamentais são:

 

•Válvula de admissão - A válvula de admissão tem a função de deixar entrar a mistura ar-combustível.

•Válvula de escape - A válvula de escape tem a função de controlar a saída dos gases resultantes da explosão.

'Cabeçote - No cabeçote, estão as câmaras de combustão que com seus dispositivos, permitem a admissão, a compressão e a queima da mistura que causa as explosões alternadas que movimentam os pistões, e ainda, a expulsão dos gases resultantes da queima.

• Bloco do motor - O bloco é a estrutura principal do motor, pois, além de alojar os cilindros, onde os pistões se movimentam, serve de apoio para a fixação e o movimento de rotação do virabrequim (eixo do motor), e ainda, para a fixação do cabeçote.

•Conjunto móvel - O conjunto móvel, transforma os movimentos retilíneos, de vaivém dos pistões, que se prendem ao virabrequim (eixo do motor), em movimento de rotação que, transmite as rodas do veículo, causando o deslocamento do mesmo.

Newsletter

Nome:
Email:
Lista:
Autoescola Capra

Mais Pesquisados

Travessia das Balsas

DERSA