Sistema de alimentação

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Categoria: Mecânica Básica

 

 Por meio de pressão causada por uma bomba, este sistema transporta o combustível do tanque até à cuba do carburador, através de condutos apropriados, de onde é entregue ao motor, em forma de mistura dosada.

CARBURADOR

Dispositivo que regula a mistura ar/combustível na dose certa para o motor. A regulagem é feita manualmente ajustando a válvula chamada agulha.

Atualmente nos veículos mais modernos, o carbura-dorfoi substituído pela injeção eletrônica.

INJEÇÃO ELETRÔNICA

A dosagem do combustível com ar pelo sistema eletrônico dispensa a regulagem manual porque o mapeamento programado na central eletrônica comanda a mistura ar/combustível em quantidades ideais, garantindo assim menor poluição, maior economia, melhor rendimento, partidas mais rápidas, melhor aproveitamento do combustível e não utiliza o afogador.

Alguns veículos possuem a indicação SPI ou SFI que é a indicação de que o mesmo possui um único bico injetor que alimenta todos os cilindros e outros possuem a indicação MPFI que é a indicação que para cada cilindro possui o seu próprip bico injetor.

Funcionamento da Injeção eletrônica:

Acionado o acelerador A, a bomba B manda o combustível para o bico injetor C.

O ar que vem do filtro D mistura-se com o combustível no bico injetor E-

A mistura é comprimida na câmara de combustão F. Todo o processo é controlado

eletronicamente pela centralina G.

 

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