Sistema de Arreferecimento ou Refrigeração

Imprimir
E-mail

Categoria: Mecânica Básica

 

 

O motor de combustão interna é uma máquina térmica, o controle da temperatura do motor é feita pelo sistema de resfriamento ou arrefecimento.

O líquido de arrefecimento circula sob pressão por todo o interior do motor. A bomba d água é o componente encarregado de forçar a circulação da água entre o motor e radiador.

As causas mais comuns de superaquecimento são a falta de líquido de arrefecimento no motor, vazamentos na mangueira de água ou uma correia rompida.

Desligue o motor e deixe que esfrie durante pelo menos 15 minutos antes de verificar. Não remover a tampa do reservatório enquanto o motor estiver quente, pois você poderá sofrer queimaduras graves.

Parte do sistema de arrefecimento do veículo, o radiador realiza as trocas de calor entre ar/água, mantendo o motor e seus componentes em uma temperatura ideal de funcionamento. A válvula termostática é um interruptor térmico entre a água do radiador (fria) e a água que circula no bloco do motor (quente) controlando sempre a mistura ideal.

A cebolinha é responsável pelo acionamento do ventilador (ventoinha) que tem a função de resfriar a água quente do radiador. Para evitar o superaquecimento do motor devemos observar o termômetro no painel de instrumentos do veículo.

Newsletter

Nome:
Email:
Lista:
Autoescola Capra

Mais Pesquisados

Travessia das Balsas

DERSA